sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Beechcraft Bonanza

Entre os monomotores leves, o Beech Bonanza merece um lugar de destaque, pois é o avião que há mais tempo se mantém em produção e o monomotor de trem retrátil mais produzido na história, com mais de 17 mil exemplares fabricados desde 1945.
 

Até hoje o Bonanza é considerado o Rolls-Royce dos monomotores, devido às qualidades de construção e de voo, e também devido ao preço elevado. Muitos pilotos preferem os antigos e mais leves modelos 35 e A35 de 4 lugares e 4 janelas laterais às mais potentes versões modernas, considerando aqueles muito mais equilibrados e dóceis.



Os Beech Bonanza são muito populares no Brasil, e foram muito empregados como táxi-aéreo na Colonização do Norte do Paraná. Duas empresas de táxi aéreo, a STAR e a RETA, utilizaram mais de 50 Bonanzas a partir do Aeroporto de Londrina, a partir de 1948/49.


Texto: Jonas Liasch Filho
Para ler o artigo completo: http://culturaaeronautica.blogspot.com/2009/07/beechcraft-bonanza-o-rolls-royce-dos.html
Fotos: José Wilson de Souza Junior / Jonas Liasch Filho

 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Volta ao passado: o aeroporto de Londrina em 1958

Inaugurado em 8 de abril de 1956, o aeroporto ganhou uma nova estação de passageiros dois anos depois, em 1958. Nessa época ainda era cercado totalmente pela zona rural, como se pode ver na foto.

Pode-se reparar que o pátio ainda é praticamente o mesmo de 53 anos atrás, e que a pista ganhou apenas 600 metros depois disso, passando a ter 2100 metros, dos quais nem todos ainda são utilizáveis.
Aeroporto de Londrina (foto: Yutaca Yasunaga)
Nessa época ainda não existia a Torre de Controle. O hangar ao fundo, que hoje é a Oficina Outra, nessa época era operado pela REAL, então a maior operadora comercial do aeroporto.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Novo Colaborador

É com grande entusiasmo que anuncio que o Prof. Jonas Liasch Filho é o novo colaborador do blog LDB Spotter. Com mais de 20 anos de experiencia na aviação, ele é Professor do Curso de Ciências Aeronáuticas da UNOPAR e do Aeroclube de Londrina, além de administrar os blogs Cultura Aeronautica (blog de enorme sucesso, tendo alcançado mais de 200 mil acessos) e Londrina Histórica (blog, também de muito sucesso, que conta a história de Londrina). É uma grande honra ter a sua participação no LDB Spotter.

Seja bem vindo e muito sucesso!!!!!!